Melhorias Pedagógicas

    Devido à ascensão de um mundo tecnológico, acabou surgindo uma gama de recursos que auxiliam na relação ensino-aprendizado, atendendo à demanda por mudanças no modo de ensinar e aprender. Pensando nisso, a equipe da Monitoria de Materiais de Construção Civil busca implementar essas ferramentas de aprendizado com o objetivo de facilitar cada vez mais o aprendizado, além de trazer algo dinâmico, que difere das aulas monótonas onde apenas o professor fala e os alunos escutam.

     No primeiro semestre de 2019 foram implementadas algumas ferramentas que possibilitassem a melhoria no aprendizado da disciplina de Materiais de Construção Civil 1. Ao final do semestre, foi realizada uma análise comparativa entre as ferramentas utilizadas, além de uma análise do impacto sentido pelos alunos através das ferramentas utilizadas.

     Kahoot é um software livre que apresenta as questões propostas aos alunos em forma de jogo, onde duplas são formadas e podem competir entre si.

Fonte: Kahoot

Aplicação da ferramenta:

  • Em sala de aula
  • Premiação para as 3 duplas com maior pontuação 

Resultados da análise:

     Não foi obtido um resultado satisfatório por parte dos alunos, problemas na conexão pode ser a principal causa, mas além disso, temos o fator surpresa, já que os alunos não sabiam quando este seria aplicado.

     O Peerwise é um site criado na Universidade de Auckland. A plataforma atua com base em três princípios: pergunte, compartilhe e aprenda. Onde os alunos podem enviar perguntas de múltipla escolha, relacionadas com as aulas, a pergunta deve ter uma alternativa correta e uma explicação.

Fonte: PeerWise

Aplicação da ferramenta:

  • Fora da sala de aula
  • Bonificação (1 ponto) na avaliação
  • Número de questões feitas e respondidas pré-estabelecidas

Resultados da análise:

     O desempenho dos alunos foi melhor se comparado ao Kahoot. Já que as questões são feitas pelos alunos, estas estão mais próximas do nível de conhecimento da turma em relação ao assunto abordado em sala de aula.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *